Joana Gonçalves

     (https://joanneanddogs.blogspot.pt)  
 

                                        Como lidar com cães inseguros?

 

    Muitos cães são inseguros e medrosos e apesar de parecer um problema muito pequeno, é um problema muito grande pois pode tomar proporções inesperadas desde fazer necessidades devido a um nível extremo de medo a morder cães ou pessoas. Muitas das vezes as pessoas dizem que têm um cão agressivo porque ele morde ou mostra os dentes mas na realidade o cão está aterrorizado. Para distinguirmos um cão nervoso de um cão agressivo ou territorial é muito simples: basta ver se ele recua ou se se mantém na sua posição enquanto mostra os dentes, ladra ou tenta morder.

    Quando um cão está cheio de medo de barulhos ou do que quer que seja, a pior coisa que se pode fazer é dizer-lhe que está tudo bem e fazer-lhe festinhas como se fossem crianças. Ao fazer isto o animal entende como: “estou cheio de medo mas os humanos querem que eu faça isto e aja desta maneira”. Recompensar um cão quando ele está neste estado de espírito só piora. Os cães necessitam de liderança, de uma energia calma e firme e não de uma energia com pena dele. Quando o animal relaxar, aí sim podemos recompensá-lo, com comida por exemplo e depois sairmos de perto dele porque isso vai deixá-lo curioso e por isso seguir-nos-á para saber que mais lhe podemos oferecer.

    Para estabelecer ligação com o cão o melhor é caminhar por isso: it’s time to walk! O tempo não interessa, qualquer cão necessita de tempo e o humano tem de o ter para o reabilitar, não vale a pena fazer nada com pressa, e é muito importante não desistir a meio, vão até ao fim.

 

Nunca desistam do vosso animal porque ele nunca desistirá de vocês!!!

 
 
 
 
 
 
 

A taça é Minha

 

 

        Como ocorre na natureza, o alfa é o primeiro a comer e a sua agressividade em relação ao alimento é uma maneira de mostrar o seu domínio mas para os de posição inferior na matilha pode ser sinal de medo e ansiedade porque nunca sabem quando será a sua próxima refeição, daí terem de proteger a sua comida e isso é simplesmente o instinto.

Existem vários sinais para o reconhecimento deste problema: quando está a comer o corpo fica muito tenso, cabeça baixa, utilizando a sua linguagem corporal para mostrar que está acima da taça para a proteger; orelhas para trás, cauda baixa e os pelos na zona do pescoço podem ficar eriçados.

Muitos dos cães são possessivos em relação à comida, às pessoas da família ou aos seus brinquedos preferidos mas há que averiguar o nível de intensidade.

·        Fraco: rosna e pode mostrar os dentes

·        Médio: “dispara”, atira-se quando alguém se aproxima

·        Alto: morde

É importante saber também qual a natureza do animal: dominante ou medrosa e ansiosa. Se o animal for dominante tem de se assumir como líder da matilha e se for medroso e ansioso tem de construir a sua confiança e ensinar-lhe que comer com pessoas por perto é seguro.

O QUE FAZER?

Ser consistente, alimentar o animal sempre à mesma hora todos os dias especialmente se o animal for ansioso pois isso retirar-lhe-à a ansiedade;

Trabalhar para comer, antes de começar a preparar a sua refeição o animal tem de se sentar ou deitar fora da divisão onde vai ser alimentado. Treine para que fique na posição que mandou mesmo depois de ter pousado a taça com a comida. Mantenha-se perto da taça depois de lhe ter dado ordem para se aproximar e fique até ela começar a comer, depois afaste-se. Só deve comer depois do passeio, nunca antes!! O facto de ser passeado antes de comer significa que também está a trabalhar para comer e o alimento será encarado como recompensa do esforço feito;

O líder come primeiro; os líderes comem sempre primeiro por isso o animal, visto que não é o líder da matilha só deve ser alimentado depois dos líderes terem terminado de comer, nunca antes ou durante.

 “Ganhar” a taça: afastarmo-nos significa que o cão vence pois é isso que ele quer que façamos. Ao afastarmo-nos, ele ganha a taça, a comida é a recompensa da sua agressividade. 

Não queremos ser mordidos durante este passo por isso aqui estão umas ajudas:

·  Alimentar à mão: antes de o cão começar a comer, começar por dar a comida à mão e a pôr na taça. O objetivo é que o animal se habitue a comer enquanto as nossas mãos estão perto da cara dele e da taça sem que haja algum problema;

· Ups, caiu: passar pela taça da comida e deixar um dos biscoitos favoritos mesmo que não esteja a comer para também perceber que pessoas que se aproximam da taça é algo positivo;

· Troca por troca: quando o cão está a comer a sua comida habitual, aproximarmo-nos com algo melhor, um bocado de carne por exemplo. Ao desviarmos-lhe a sua atenção da taça estamos a ensinar-lhe que ninguém lhe vai tirar o alimento e que ao desviar a sua atenção da taça quando alguém se aproxima vai trazer-lhe uma recompensa.

 
 

                               5 maneiras de exercitar o seu cão dentro de casa!

 
 

 O exercício é um fator muito importante na vida de um cão, é um dos três mais importantes (exercício, disciplina e afeto, por esta ordem!!!) e por vezes é a solução para muitos comportamentos indesejados, roer objetos é um dos comportamentos mais comuns por isso nada melhor do que exercício para os solucionar.

Imaginando que o passeio foi demasiado curto e não foi suficiente para esgotar a sua energia ou quer exercitar o seu cão dentro de casa, aqui estão possíveis soluções:
- subir e descer escadas;
 
- criar uma corrida de obstáculos com objetos de casa;
 
- através de biscoitos, escondendo-os pela casa ou entre brinquedos, fazendo o cão “trabalhar” pelas suas guloseimas;
- tem uma passadeira em casa? Ótimo porque pode utilizá-la com o seu cão!
 
(para esta atividade são necessários alguns passos para que o cão se sinta confortável que eu vou passar a explicar: 1- ponha a passadeira a funcionar com o cão ao lado para se habituar ao som e ao movimento; 2- ponha o cão em cima da passadeira com ela parada e dê-lhe uma guloseima para ele associar a passadeira a algo positivo (dê apenas se ele estiver confortável, caso ele esteja com medo estará a alimentar e a incentivar esse medo!); 3- ligue a passadeira na velocidade mais baixa; 4- dê-lhe biscoitos para ele se focar e continuar a andar em frente; 4- mantenha-se em frente da passadeira dando lhe biscoitos ou não e incentivando-o a continuar);.
- brincar de uma forma mais desafiante a nível físico fazendo o cão puxar por algum brinquedo de corda por exemplo. Atenção a esta brincadeira! O cão tem de ter a noção de quem é o líder se não esta brincadeira pode levar a algo mais sério!

 

 

 

 

 

Hora de levar o cão para a nova casa!

 
    Levar um animal para casa é caso para uma alegria e entusiasmo extremo mas nem sempre corre bem porque quando chegam a casa, abrem a porta e simplesmente deixam o cão correr por onde quer e fazer o que quiser mas isso está errado e é o início do terror porque basicamente estamos a dizer ao animal: “A partir de agora isto é tudo teu, podes fazer o que quiseres porque não há regras nem limites! 
 
Esta é a tua casa!” e isto é a coisa mais errada de se fazer. O cão vai começar a destruir e a roer tudo e mais alguma coisa e depois culpamos o cão de fazer estragos quando na realidade nós é que não estabelecemos os limites desde o primeiro minuto.
 
Primeiro que tudo temos de permanecer calmos, por mais difícil que seja, podemos aceitar o animal no nosso espaço e dar um afeto mínimo mas é proibido alimentar e encorajar a excitação;
Segundo: antes de entrar em casa o mais correto é ir passear pelo bairro com o seu amigo de 4 patas porque irá libertar energia, ficando mais calmo e começando a adaptação ao novo ambiente;
Terceiro: está na hora de introduzir-lhe a sua nova casa. O passeio acabou mas o animal deve permanecer com trela e muito importante não deixar o animal entrar primeiro! (Não puxar a trela para trás enquanto a pessoa passa porque isso significa que está a competir para ver quem entra primeiro e não é o objetivo! Fazer esperar calmamente e depois entrar enquanto o seu cão o segue);
Quarto: começa por introduzir as divisões da casa permanecendo lá alguns minutos mas não tirar a trela e não deixar o animal passar primeiro!;
Quinto: nada de tocar, falar ou olhar mas sim manter uma postura adequada e se necessário corrigir algum comportamento indesejado;
Sexto: ainda com trela, deve dirigir-se ao local onde ele será alimentado e dar-lhe um pouco de comida e água para o recompensar;
Sétimo: levar o cão para o seu espaço, para a sua cama e retirar-lhe a trela quando este mostrar que está calmo e aí estará a mostrar-lhe que é o seu espaço. Se permanecer ali e ignorar o resto significa que percebeu que aquele é o seu espaço;
Oitavo: Permanecer o resto do tempo com uma energia calma e assertiva, nada de dar muito afeto para não estragar o que já alcançou e estabelecer os limites desde o 1ºdia!

 

               Se estes passos forem seguidos corretamente estará a começar a afirmar-se como líder mas é importante que não seja no primeiro dia, mas todos os dias!!!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
https://joanneanddogs.blogspot.pt